SURDOCEGUEIRA
X DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
O QUE É
?????
“Surdocegueira
é uma terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoa que tem perdas
visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes, podendo ser: surdocego
total; surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual; surdocego
com surdez moderada associada com resíduo visual; surdocego com surdez moderada
ou leve com cegueira e surdocego com perdas leves, tanto auditivas como
visuais.” (MAIA,2011)
“O
termo deficiência múltipla tem sido utilizado, com frequência, para
caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem
física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No entanto,
não é o somatório dessas alterações que caracterizam a múltipla deficiência,
mas sim o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de
comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades
educacionais dessas pessoas.” (MEC, 2006)
QUANDO
SURGE ?????
PODE SER CONGÊNITA OU ADQUIRIDA
Surdocegueira
CONGÊNITA: quando a pessoa nasce surdocega ou adquire a surdocegueira nos
primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua.
Surdocegueira
ADQUIRIDA: quando a pessoa ficou surdocega após a aquisição de uma língua.
Deficiência
Múltipla Pré-Natal: eritroblastose fetal, microcefalia, citomegalovírus,
herpes, sífilis, AIDS, toxoplasmose, drogas, álcool, rubéola congênita.
Síndromes como, Charge, Lennox-Gaustaut entre outras.
Deficiência
Múltipla Peri-Natal: prematuridade, falta de oxigênio, medicação ototóxica,
icterícia.
Deficiência
Múltipla Pós-Natais: efeitos colaterais de tratamentos como oxigenotareapia,
antibioticoterapia, acidentes, sarampo, caxumba, meningite, diabetes.
Aparecimento tardio de características de síndromes como distúrbios visuais na
Wolfram, Usher e Alport. Podem ser acrescentadas situações ambientais
causadoras de múltipla deficiência, como acidentes e traumatismos cranianos,
intoxicação química, irradiações, tumores e outras.
“ O avanço da medicina tem
levado a uma diminuição da taxa de mortalidade na população neonatal de alto
risco, ao mesmo tempo em que tem aumentado a incidência de crianças que
sobrevivem com complicações médicas. Essas crianças passam então a apresentar complicações
respiratórias, alérgicas, falhas no sistema imunológico, complicações
cardíacas, danos neuromotor, entre outras condições que levam a deficiência
múltipla.” (IKONOMIDIS, 2010)
QUAIS
AS NECESSIDADES ?????
Indivíduos
com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o
comportamento de membros da família ou de outros que venha entrar em contato,
devido a combinação das perdas visuais e auditivas que apresentam. Por isso, as
técnicas “mão-sobre-mão” e “mão sob mão” são importantes estratégias de
intervenção para o estabelecimento a da comunicação com a criança com
surdocegueira.
È
necessário incentivar e ensinar a pessoa com surdocegueira em como usar sua
visão e audição residuais, assim como ouros sentidos remanescentes, provendo-as
de informações sensoriais necessárias que suscitem sua curiosidade.
Durante
o processo de comunicação, o professor ou outro interlocutor tem a função de:
antecipar o que vai acontecer ou o local em que vai acontecer a atividade;
estimular a pessoa para se comunicar e explorar o ambiente; confirmar se ela
está interpretando as informações e a todo o momento comunicar o que ocorre no
ambiente. (MEC, 2010)
É
necessário organizar o mundo da pessoa com deficiência múltipla por meio de
rotinas claras e uma comunicação adequada. É preciso desenvolver atividades de
maneira multissensorial para garantir aproveitamento de todos os sentidos e que
sejam atividades que proporcionem uma aprendizagem significativa com
oportunidades de generalizar para outros ambientes e pessoas (atividade
funcional). Essa pessoa necessita de um ambiente reativo, isto é, que responda
a suas iniciativas. Seu tempo de resposta deve ser respeitado e a habilidade de
fazer escolhas deve estar dentro de suas atividades programadas. (IKONOMIDIS,
2010)
Referências
BOSCO,
Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea
UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência
Múltipla (2010).
IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila
sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,
2010 sem publicar.
MAIA,Shirley Rodrigues. Aspectos Importantes para saber sobre
Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo. 2011
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