sábado, 10 de agosto de 2013

O AEE na escola e na SRM



Através dos movimentos mundiais e das mudanças na legislação a escola inclusiva passa a ser um direito humano, com isso,  começa haver o aumento da participação do processo educacional, o combate à exclusão, e o respeito e a celebração à diversidade. E para que a escola inclusiva se torne real se faz necessário ter como sustentação a cultura educacional inclusiva; a acessibilidade; projetos pedagógicos inclusivos; criação de redes de parceria; formação de professores e o Atendimento Educacional Especializado-AEE.
O papel do professor do AEE nas escolas vem ganhando força, embora algumas equipes ainda não compreendam a importância deste trabalho. O professor do AEE faz um atendimento mais individualizado no espaço da Sala de Recursos Multifuncionais-SRM, no turno inverso à matrícula regular, onde procura conhecer as potencialidades de cada um para elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, complementando a formação do estudante com deficiência. Este trabalho deve ser compartilhado com o professor da sala de aula regular, através de visitas institucionais sistemáticas. Também faz parte das atribuições do professor do AEE, desenvolver a cultura inclusiva na escola,  fazer interconsultas aos diferentes profissionais que prestam atendimentos clínicos à este  estudante e estabelecer vínculo com a família para conhecer melhor a realidade de cada um e fazer um trabalho em parceria.
O estudo de caso deve ser a base para o trabalho do professor do AEE, pois traz subsídios importantíssimos para a elaboração do Plano de atendimento. Para a elaboração deste estudo todos os envolvidos direta e indiretamente com a vida escolar deste estudante devem ser consultados e as informações coletadas devem ser analisadas minuciosamente para que se identifique o tipo e origem do problema apresentado para que o professor do AEE possa compreender as causas e fazer um planejamento específico para cada estudante.
A partir do estudo de caso o professor poderá elaborar o Plano do AEE, definindo os objetivos a serem atingidos tanto na sala de recursos multifuncionais como na sala de aula regular e também avaliando que tipo de parcerias serão necessárias para o aprimoramento do atendimento e produção de materiais. Este plano precisa ter um período determinado para a execução e passar constantemente por reavaliações para verificar se está surtindo os efeitos esperados e se necessário for, fazer novos ajustes.
Todo a trabalho apresentado deve ser executado com muita responsabilidade e comprometimento, garantindo assim, o acesso, a permanência e a aprendizagem do estudante com deficiência na rede regular de ensino.


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